Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

02 setembro 2015

Literatura, mitologia e música: Ísis e Osíris

Olá. Trago hoje para você mais uma matéria especial sobre o tema literatura, mitologia e música. Desta vez, os personagens mais amados e enigmáticos da mitologia egípcia, Ísis e Osíris. Sempre na história da humanidade, o homem precisou da criação de mitos para justificar ou explicar o seu mundo, visível e invisível. Especialmente os egípcios
 "pensavam o mundo a partir da sua experiência (...) Interpretavam o mundo como resultado de forças superiores (...) Os mitos representavam necessidades e anseios dos homens e mulheres dessa sociedade" (GRALHA, In: FUNARI, s/d, p. 10 e 11).
Dentre as histórias mais famosas, cuja o misto do amor, magia e sacrifícios é bem exemplificado, temos a de Ísis e Osíris, irmãos e casal a reinar sobre o Egito. Ísis é pura magia feminina e vista como uma mãe para seu povo. Osíris é o deus do povo, muito amado e respeitado, porém é na morte que ele será imortalizado.

"Seu irmão enciumado Seth (o deus do mau vento do deserto) o mato, colocou seu corpo num cofre e jogou no Nilo. Ísis procurou o cadáver do marido e o encontrou em Biblos. Ela o trouxe de volta a vida e o escondeu em um pântano. Seth descobriu, cortou-o em 14 pedaços e os espalhou pelo Egito. Ísis novamente foi atrás do marido, recuperou os pedaços em decomposição, com exceção do falo, e com eles fez uma múmia. Com a ajuda de outros deuses mais seus poderes mágicos, Ísis devolveu a vida ao marido e reconstituiu o membro perdido. O casal gerou Hórus que foi criado pela mãe e protegido do ambicioso Set, até chegar o momento de assumir o trono. Osíris não recuperou o seu reinado terrestre, mas passou a reinar sobre os mortos. Hórus, mais tarde, tornou-se o rei do Egito. Os faraós o sucederam" (GRALHA, In: FUNARI, s/d, p. 14)


Dicas de livros

http://www.egypt-tehuti.org/downloadarticles/isis-osiris.pdf

http://dbis.cs.unibas.ch/static/delos_website/DelosConference-ISIS-OSIRIS.pdf

http://www.auburn.edu/allynbaconanthology/documents/IsisOsiris.pdf

E agora, depois de um pouco de mitologia e história, onde entra o metal?

A banda de metal gótico Xandria, da Alemanha, em seu álbum inaugural KILL THE SUN, tem uma música na qual trata da história desses deuses. Vamos conhecer um pouco da banda. do álbum e da música?

Banda
Resultado de imagem para xandria kill the sun
Xandria é uma banda da Alemanha, fundada em Bielefeld, em 1994 . As músicas da banda combinam elementos de metal sinfônico e metal gótico .



A banda adquiriu sua identidade atual em 1999, ano no qual lançou várias demos que alcançaram sucesso pela Internet, lançaram seu primeiro álbum em 2003, intitulado Kill the Sun. O álbum seguinte, Ravenheart de 2004, ficou por sete semanas em 36º lugar na paradas alemãs.

Em 2005 a banda lança seu terceiro álbum India, o qual é mais voltado para o metal sinfônico. Em maio de 2008 Lisa Middelhauve deixa a banda por motivos pessoais, deixando o Xandria em busca de uma nova vocalista.

Resultado de imagem para xandria

No dia 8 de Fevereiro de 2009, eles anunciaram Kerstin Bischof, conhecida pelas suas colaborações com a banda Axxis, como a nova voz da banda. Porém, esta deixou o posto por razões privadas e profissionais.

A banda prometeu em seu site oficial o anúncio de uma substituta para Kerstin e em 20 de Dezembro de 2010, anuncia Manuela Kraller como a mais nova vocalista da banda. Em 25 de outubro de 2013, a banda postou no site oficial uma declaração que Manuela Kraller, saiu do Xandria para continuar em uma diferente parte da música, sendo anunciada a nova vocalista, Dianne van Giersbergen, como a nova vocalista. Dianne fazia parte de uma banda chamada Ex Libris.

Discografia

Álbum Kill the Sun
Resultado de imagem para resenha album kill the sun
Kill the Sun é o álbum de estreia da banda alemã de symphonic metal, Xandria, lançado em maio de 2003.

Lista de faixas
"Kill the Sun" - 3:23
"Mermaids" - 3:44
"Ginger" - 4:56
"She's Nirvana" - 3:22
"Forever Yours" - 5:08
"Casablanca" - 4:04
"So You Disappear" - 4:41
"Wisdom" - 3:10
"Isis/Osiris" - 3:49
"Calyx Virago" - 3:36



Isis Osiris (Tradução)

Eu sou no nascer - Eu sou a morte
Apenas um esquivo símbolo
Para o eterno vem e vai
Para o vem e vai

Nunca, nunca um dia vai partir de mim
Instruído dentro dele por meu lado
Tolo, tolo não me passa novamente
Antes de eu saber como curar
Quem está devastado pelas forças da noite

Eu tenho vindo - Eu tenho ido
Eu tenho mostrado você à Moira
E inquieta recriação dela
Sua recriação

Nunca, nunca um dia vai partir de mim
Instruído dentro dele por meu lado
Tolo, tolo não me passa novamente
Antes de eu saber como curar
Quem está devastado pelas forças da noite

Nunca, nunca um dia vai partir de mim
Instruído dentro dele por meu lado
Tolo, tolo não me passa novamente
Antes de eu saber como curar
Quem está devastado pelas forças da noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo