Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

06 agosto 2015

A metáfora da banheira no clipe Sleeping Sun da banda Nightwish

Os shows da banda Nightwish e da cantora Tarja estão se aproximando \m/

E com isso pensei em tentar esclarecer (com base em minha ótica) a famosa metáfora da banheira de uma das músicas mais belas da banda de metal sinfônico finlandesa Nightwish: Sleeping Sun.





Sobre a canção

 A canção foi escrita por Tuomas Holopainen e dedicada ao eclipse solar que surgiu no céu europeu em 1999.  Foi lançada pela primeira vez no single de mesmo nome em 1999, com uma versão regravada lançada no final de outubro / início de novembro de 2005.



1."Sleeping Sun"Tuomas Holopainen04:04
2.Walking in the Air "Howard Blake05:31
3."Swanheart"Holopainen04:46
4."Angels Fall First"Holopainen05:34



O clipe
Um vídeo foi filmado para a música, em que Tarja Turunen aparece de cabelos vermelhos. O videoclipe inclui muitas paisagens característica da Finlândia, por exemplo, as florestas, as praias e um campo. O vídeo foi dirigido por Sami Käyhkö e filmado no Lake Inari , na Finlândia , em ulho de 1999. 

Explicação para o primeiro videoclipe: a famosa banheira

Eu já vi em diversas comunidades os fãs falando que o vídeo em questão foi um dos mais caros na época e não é um dos prediletos da banda. Mas eu particularmente acho tudo belo e significativo no vídeo, especialmente a relação entre o"corpo da personagem-cantora Tarja" e a banheira, que estão interligados em uma espécie de recipiente que funciona como um portal que projeta para dimensões/localidades que refletem o estado da alma de quem escreveu a canção.
Nós somos seres físicos, demarcados e separados do resto do mundo pela superfície de nossas peles; experienciamos o resto do mundo como algo fora de nós. Cada um de nós é um recipiente com uma superfície demarcadora e uma orientação dentro-fora (LAKOFF E JOHNSON, 1980/2002:81). (
A Tradução da metáfora: uma abordagem cognitiva.)

Buscando significados de sonhos relacionados com banheira, o que mais se encaixa na temática do vídeo é o explicado a seguir:


Sair da banheira é um aviso explícito para que você faça o que deve ser feito, não recue sob pretexto algum. (http://www.sonhos.com.br/sonhar-com-banheira)

A banheira é a necessidade de auto renovação e fuga dos problemas do dia a dia. Precisa de se livrar dos fardos que tem carregado todo este tempo. Por outro lado, indica a sua pré-disposição perante o amor e a perseguição do prazer e o relaxamento. (...) Uma banheira simboliza a purificação e a eliminação de elementos negativos de pensamento. (http://www.significadodesonhos.net/significado-sonhar-com-banheira/)


Banheira, água, sentimentos..tudo parece estar conectado. No final, a seguinte reflexão sintetiza o significado da metáfora da banheira no vídeo em questão:

 Um banho limpa e refresca seu corpo na vida real, banhando-se em um sonho também representa a limpeza – uma limpeza emocional ou psicológica. “Porque a água em sonhos, muitas vezes indica sua natureza emocional, um sonho sobre o banho pode ser um sonho em que você está liberando emoções que se acumularam durante o dia”, observa O’Connor. (http://www.significadodesonhos.net/significado-sonhar-com-banheira/)

Veja o vídeo





REFERÊNCIAS:

http://en.wikipedia.org/wiki/Sleeping_Sun

FERREIRA, Luciane Corrêa; GLODNADEL, Marcos; KRAUSPENHAR, Daiana Grings. A Tradução da metáfora: uma abordagem cognitiva. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 5, n. 8, março de 2007. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

http://www.sonhos.com.br/sonhar-com-banheira

http://www.significadodesonhos.net/significado-sonhar-com-banheira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo