Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

14 julho 2015

O dia do rock passou...? Não! Todo dia é dia do ROCK!


Olá amigos (as) (xs)! O dia oficial do rock passou mas quem ama de verdade vivencia todos os dias o espírito rock'n'roll não é mesmo? Por isso trago-lhes um especial de Literatura Medieval e Música
Quem já não ouviu falar das façanhas do lendário Rei Arthur? E o seu braço direito Lancelot, um dos pertencentes a ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda? E a famosa espada Escabilur? E o misterioso Mago Merlin e a Morgana, irmã de Arthur?

Rei Arthur, segundo Silva (2005), "nasceu como símbolo da esperança do povo Bretão* contra os invasores: os germânicos e os saxões". 

Mito ou não, Rei Arthur é figura presente na história do povo da Bretanha e símbolo da época em que cavaleiros honrados prestavam serviço a reis que protegiam seu povo contra a investida de estrangeiros mesquinhos e sem escrúpulos. Tal rei, cujo nascimento é um mistério ou muitas vezes associado a magia ou ao divino, é o eterno porta-voz da justiça em nome do povo.

*descendentes do povo celta


Menções na literatura medieval inglesa sobre o Rei Arthur

HISTORIA BRITANUM (955)- Nennius. Silva (2005) explica que nesta obra há a exaltação a sociedade celta, no quesito da cultura e da religião,e aparece pela primeira vez o nome de Arthur.

GESTA REGUM ANGLORUM (1125)- WILLIAM DE MALMESBURY. Contém a reunião de fatos e histórias referentes aos regentes da Ingalterra, entre os períodos de 449 a 1126. Menção ao bretão Arthur.

Resultado de imagem para THE BLACK BOOK OF CARMARTHENTHE BLACK BOOK OF CARMARTHEN (séc XII): Fala-se no nome Arthur neste manuscrito.

HISTORIA REGUM BRITANNIAE (1135)- GEOFfREY DE MONMOUTH.
 Para Silva (2005) este é o "1º best seller da Europa Medieval e é o livro responsável por criar o personagem Merlin". 

BRUT- LAYAMON: Algumas das principais obras que divulgavam o nome de Arthur não era da língua inglesa ainda... Esta inaugura o mito de Arthur na língua inglesa.

Resultado de imagem para CHRÉTIEN DE TROYESCHRÉTIEN DE TROYES: Romance de cavalaria que aborda pela primeira vez o Santo Graal, forte elemento místico religioso.

MORTE ARTHURE (SÉC XIV): Para Silva (2005) "é um dos mais influentes poemas da língua inglesa medieval". 
Resultado de imagem para MORTE ARTHURE (SÉC XIV):LE MORTE ARTHUR (SÉC XIV): Neste livro encontramos histórias do romance entre o cavaleiro Lancelot e a esposa de Arthur, a Guinevere, bem como as últimas batalhas arturianas e sua ida a Avalon, lugar citado pela primeira vez no livro HISTORIA REGUM BRITANNIAE (1135)- GEOFfREY DE MONMOUTH . Depois, é naquele lugar que supostamente repousa o corpo de Arthur. É nessa história que o lado sobrenatural que iguala Arthur à uma divindade é apresentado.

Contudo, outro personagem-foco neste post é o misterioso mago Merlin que antes era visto como um profeta ou conselheiro. 

Segundo o site História do Mundo

"Merlin era o filho bastardo da Princesa Real de Dyfed. Porém, o Rei, pai da princesa, Meurig ap Maredydd ap Rhain, não é encontrado nas genealogias tradicionais deste reino e provavelmente era um sub-rei da região que limita Ceredigion. O pai de Merlin, é dito, era um anjo que tinha visitado a Princesa Real e tinha a deixado com a criança. Os inimigos de Merlin diziam que o pai dele era um incubus, um espírito mau que tem relacionamento com mulheres enquanto dorme. As pessoas suspeitavam que a criança "diabólica" (Merlin) veio para ser um contra peso à boa influência que Jesus Cristo teve na terra. Merlin, felizmente, foi batizado cedo em vida, é contado que este evento negou o mal na natureza dele, mas os poderes do lado esquerdos ficaram intactos nele. A história original foi inventada para salvar a mãe dele do escândalo que teria acontecido presumivelmente a ligação dela com Morfyn Frych (o Sardento), Príncipe secundário da Casa de Coel, ato de conhecimento público. "

Merlin serviu como conselheiros a vários reis, mas nos interessa Uther:

"Uther voltou para as terras em Cornwall, onde foi pedir para Merlin ajuda-lo a possuir Igraine, e para Merlin ajuda-lo, Uther teve que fazer um trato com Merlin de que a criança que nascesse da união de Uther com Igraine fosse dada a Merlin para ele se torna o tutor da criança, Uther aceitou e foi ajudado por Merlin que o transformou na imagem de Gorlois. Uther entrou no castelo de Gorlois e conseguiu enganar Igraine a pensar que ele era o marido dela, e engravidou-a, concebendo ela uma criança, Arthur. " (Site História do Mundo).
Depois do nascimento de Arthur,

"Merlin se tornou o tutor do jovem menino, enquanto ele crescia com o seu pai adotivo, Senhor Ector (pseudônimo Cynyr Ceinfarfog). No momento definindo da carreira de Arthur, Merlin organizou uma competição da espada-na-pedra (a espada era Caliburnius e não a Excalibur, Excalibur veio após Arthur quebrar Caliburnius) pela qual o rapaz se tornou o rei. Depois, o mago conheceu a mística Dama do Lago na Fonte de Barenton (na Bretanha) e a persuadiu a presentear o Rei com a espada mágica, Excalibur. Nos romances, Merlin foi o criador da Távola Redonda, e esta sempre ajudando e dirigindo os eventos do rei e do reino Camelot. Ele é pintado por Geoffrey de Monmouth, ao término da vida de Arthur, acompanhando Arthur ferido para a Ilha de Avalon para a curar das feridas dele. Outros contam como tendo se apaixonado profundamente por Morgana, a meia irmã de Arthur, e ele concordou em lhe ensinar todos seus poderes místicos. Ela ficou tão poderosa que as habilidades mágicas dela "excederam" às de Merlin. Determinou que não seria escravizada por ele, e prendeu-o em um calabouço, uma caverna semelhantemente a uma prisão. Assim a ausência dele na Batalha de Camlann era no final das contas responsável pelo falecimento de Arthur. 
É dito que a prisão e/ou o local onde ele está enterrado está em baixo do Montículo de Merlin na Faculdade de Marlborough em Marlborough (Wiltshire), a Drumelzier em Tweeddale (a Escócia), Bryn Myrddin (a Colina de Merlin) perto de Carmarthen (Gales), Le de Tombeau Merlin (a Tumba de Merlin) perto de Paimpont (Brittany) e Ynys Enlli (Ilha de Bardsey) fora a Península de Lleyn (Gales). " Site História do Mundo).
E agora vamos para o nosso Heavy Metal!!!

1.Mater Dea-


Banda italiana de rock pagão celta .A banda foi formada em Turin em 2008 , graças a um encontro entre a compositora/ cantora Simon Papa e compositor / guitarrista Marco Witch, após a composição da música "Mater Dea", destinado a atuar como uma trilha sonora para uma curta-metragem do diretor italiano Piercarlo Hall,  seguido por outras novas faixas para o seu álbum de estreia  Below the Mists, Above the Brambles , caracterizado por líricas oníricas e melodias de sonho.




2.Flowing Tears

Flowing Tears é uma banda de metal gótico da Alemanha, formada em 1996. Com um som sombrio aliado as vozes graves das vocalistas, a banda já gravou seis álbuns de estúdio e entrou em turnês com diversas bandas importantes. Seu nome original era Flowing Tears and Withered Flowers.


Para mais informações, acesse o link



Merlin, o mar, a satisfação lunar
Merlin, minha querida noiva de urano
Merlin, meu nascimento, minha granada solar
Merlin, tão real, ao que me enalteço
venha e me tenha...

e agora nós mergulhamos para longe...
e agora um encanto utópico!

Merlin, meu medo, meu aroma cósmico
Merlin, a semente, a serpente que consumo
Merlin, meu pecado, minha Lilith incendiada
leve-me no trem encantado
venha e me tome...

e agora nós mergulhamos para longe...
e agora um encanto utópico!

Merlin tente me destruir, peque-me, me odeie
Merlin tente me encontrar, seja meu Sol

e nós mergulhamos para longe...
e agora um encanto utópico!


Dicas de livros para leituras futuras

Os cavaleiros da Távola Redonda (edição comentada e ilustrada)


As brumas de Avalon (livro 1) Lembre-se que são 4 ;)



Série Merlin


Referência: 


SILVA, Alexandre Meireles da. Literatura Inglesa para Brasileiros. Editora Ciência Moderna. 2ª edição. Rio de Janeiro, 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo