Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

28 maio 2015

Literatura e Música: Jekyll & Hyde, O médico e o monstro ou O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr Hyde

Olá amores! Mais uma matéria porreta pra vocês! \m/
Autor

Robert Louis Stevenson (1850-1894) foi um escritor britânico da era vitoriana, crítico social e  autor de obras como A ilha do tesouro e O médico e o monstro. Com certeza, a obra em questão é até hoje uma das mais traduzidas e estudadas, e a seguir teremos o resumo da mesma:

Leia mais sobre a biografia

Obra/livro
Resultado de imagem para Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde


A história dessa novela (publicada em 1866) tem aspectos góticos, de terror e ficção científica mesclados em uma  "encarnação da tensão provocada pela hipocrisia da sociedade vitoriana" (SILVA, 2005), representada na duplicidade de personalidades (boas e más) em um só homem. Para a sociedade, o doutor Henry Jekyll é um exemplo de um grande cidadão londrino. Para a polícia e suas vítimas, o Edward Hyde é uma anomalia, um ser perverso que sente prazer causando sofrimento nos demais. Para o advogado e amigo de Henry, Gabriel John, há a necessidade de se investigar mais sobre o caso, e futuramente, descobrirá que se trata da mesma pessoa. Tudo é explicado no final da novela quando uma carta deixada pelo doutor narra sua tentativa frustada de separar o lado sombrio de sua alma, que a todo custo, deseja usurpar-lhe o lado bom de seu ser. Através de uma poção, nasce o Hyde, pessoa não que respeita ou conhece ao moral e sem escrúpulos. Com as constantes transformações, falta de ingredientes, Jekyll tem certeza de que nunca mais voltará a ser o que era antes.




Desenhos

Quem não se lembra do clássico desenho do Pernalonga, que tem um episódio onde há uma clara intertextualidade com a obra de Robert?



E aquele fofo do desenho do Piu-piu e Frajola?



Filme
O Segredo de Mary Reilly
O segredo de Mary Reilly (com Julia Roberts) é um filme de drama, terror e suspense americano de 1996, que aborda a história de uma empregada que aceita trabalhar na mansão do médico Jekyll (John Malkovich) e pouco a pouco, ela vai desconfiando dos segredos de seu patrão e de sua relação com o estranho senhor Hyde.




Música


Música do recente trabalho da banda de rock Jagged Row, intitulado  Battle Cry. 
Resultado de imagem para Battle Cry jagged row

Jagged Row, dos subúrbios de Dallas, Texas é uma banda de rock de alta energia que está tomando o mundo da música ! Eles  misturaram seus gostos individuais na música em um estilo único oscilando à beira de metal e rock que eles chamam de "Jagged Rock", um estilo todo próprio! Vocais fortes emocionais, riffs de guitarra apertados, e uma divertida performance de palco com alta energia!

Battle Cry - EP, Jagged Row

Outra banda, outra música: Belladonna



J
Formada em 14 de fevereiro de 2005, em Roma, Itália por Luana Caraffa e Macchi Dani. Durante o curso dos meses seguintes Belladonna escreveu e gravou muitas canções, onze das quais , algumas se tornariam seu primeiro álbum completoMetaphysical Attraction  

Membros
§  Luana Caraffa 
§  Dani Macchi 
§  Licia Missori 
§  Tam Scacciati 
§  Mattia Mari 

Ouça a música aqui: http://ouvirmusica.com.br/belladonna/920558/
Mrs Hyde
Wacko weirdo lunatic
Psychowitch from Hell

Mrs Hyde
An obsessive character
So so sad
I've gone mad
How it happened I swear I can't tell

How did I lose my mind?
Whoever crushed my soul?
How did I lose my mind?
How did I lose control?
I don't remember how
I don't remember why
How did I lose my mind?
They call me Mrs Hyde
Mrs Hyde
Mrs Hyde

Mrs Hyde
Schizo ravin' criminal
My asylum will be Hell

Mrs Hyde
A compulsive murderer
So so bad
I've gone mad
How it happened I don't understand

How did I lose my mind?
Whoever crushed my soul?
How did I lose my mind?
How did I lose control?
I don't remember how
I don't remember why
How did I lose my mind?
They call me Mrs Hyde
Mrs Hyde
Mrs Hyde

Mrs Hyde
Jealous and so crazy in love
Paranoid as Hell

Mrs Hyde
Hidden and I saw them there
And his hand
In her hand
Something snapped and my brain just went blank

How did I lose my mind?
How did I damn my soul?
How did I lose my mind?
How did I lose control?
I do remember now
I do remember well
The day I lost my mind
Mrs Hyde found Hell

A banda Halestorm também fez um cover da música Mz. Hyde

 
Halestorm é uma banda norte-americana de hard rock formada em 1997 na cidade de YorkPensilvânia pelos irmãos Lzzy Hale e Arejay Hale (na época tinham 13 e 10 anos respectivamente).Imediatamente após a formação da banda, começaram a compor músicas, trabalharem novas Demos e fazendo shows locais.


 



texto alinhado à direita

Mz. Hyde

In the daylight,
I’m your sweetheart,
You’re goody-two-shoes prude is a work of art.
But you don’t know me,
And soon you won’t forget,
Bad as can be, yeah you know i’m not so innocent

Better beware i go bump in the night,
Devil-may-care with a lust for life,
And i know you,
Can’t resist me,
Soon though you,
Are so addicted.
Boy you better run for your life!

Welcome to the nightmare in my head,
(oh god!)
Say hello to something scary,
The monster in your bed,
(oh god!)
Just give in and you won’t be sorry,
Welcome to my other side,
Hello it’s mz. hyde!

I can be the bitch,
I can play the whore,
Or your fairytale princess who could ask for more.
A touch of wicked,
A pinch of risk-ay,
Good girl gone bad, my poison is your remedy

Better be scared, better be afraid,
Now that the beast is out of her cage,
And i know you,
Wanna risk it,
Soon though you,
Are so addicted.
Boy you better run for your life!

Welcome to the nightmare in my head,
(my god!)
Say hello to something scary,
The monster in your bed,
(my god!)
Just give in and you won’t be sorry,
Welcome to my evil side,
Hello it’s mz. hyde!
Hello it’s mz. hyde!
Hello it’s mz. hyde!

I’m the spider crawling down your spine,
Underneath your skin.
I will gently violate your mind,
Before i tuck you in.
Put on the blindfold
There’s no way to be sure,
Which girl you’ll get to know!
(it’s me lzzy, i swear!)

Welcome to the nightmare in my head,
(my god!)
Say hello to something scary,
The monster in your bed,
(my god!)
Just give in and you won’t be sorry,
The nightmare in my head,
(oh god!)
Say hello to something scary,
The monster in your bed,
(oh god!)
Just give in and you won’t be sorry,
Welcome to my evil side,
Hello it’s mz. hyde!
Hello it’s mz. hyde!

Srta. Oculta

À luz do dia,
Eu sou o seu docinho,
Você está a dois passos e a puritana é uma obra de arte.
Mas você não me conhece,
E em breve você não vai me esquecer,
Má como posso ser, sim você sabe que eu não sou tão inocente

Melhor tomar cuidado eu sou uma colisão pela noite,
Despreocupado com um tesão pela vida,
E eu sei que você,
Não me resiste,
Uma vez que você,
Está tão viciado.
Garoto é melhor você correr pela sua vida!

Bem-vindo ao pesadelo na minha cabeça,
(Oh Deus!)
Diga 'Olá' para algo assustador,
O monstro na sua cama,
(Oh Deus!)
Apenas se entregue à mim e você não vai se arrepender,
Bem-vindo ao meu outro lado,
Olá é Srta. Oculta!

Eu posso ser a vadia,
Eu posso bancar a puta,
Ou sua princesa de conto de fadas que podia pedir mais.
Um toque de maldade,
Uma pitada de riscos,
Boa garota que se tornou má, meu veneno é o seu remédio

Melhor ficar assustado, melhor ter medo,
Agora que a besta está fora de sua jaula,
E eu sei que você,
Quer correr o risco,
Uma vez que você,
Está tão viciado.
Garoto é melhor você correr pela sua vida!

Bem-vindo ao pesadelo na minha cabeça,
(Oh Deus!)
Diga 'Olá' para algo assustador,
O monstro na sua cama,
(Oh Deus!)
Apenas se entregue à mim e você não vai se arrepender,
Bem-vindo ao meu outro lado,
Olá é Srta. Oculta!
Olá é Srta. Oculta!
Olá é Srta. Oculta!

Eu sou a aranha rastejando pela sua espinha,
Debaixo da sua pele.
Eu vou, gentilmente, violar sua mente,
Antes de saboreá-la
Fique de olhos vendados
Não há maneira de ter certeza,
Qual menina você irá conhecer!
(Sou eu, lzzy, eu juro!)

Bem-vindo ao pesadelo na minha cabeça,
(Meu Deus!)
Diga Olá para algo assustador,
O monstro em sua cama,
(Meu Deus!)
Apenas se entregue à mim e você não vai se arrepender,
O pesadelo na minha cabeça,
(Oh Deus!)
Diga Olá para algo assustador,
O monstro em sua cama,
(Oh Deus!)
Apenas se entregue à mim e você não vai se arrepender,
Bem-vindo ao meu lado mal,
Olá é Srta. Oculta!

O original é da banda MindScheme






Referência

SILVA, Alexandre Meireles da. Literatura Inglesa para Brasileiros. Editora Ciência Moderna. 2ª edição. Rio de Janeiro, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo