Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

14 abril 2015

Literatura e Música: Antes do Drácula

CRONOLOGIA VAMPIRESCA
Resultado de imagem para christabel poema
O poema inacabado "Christabel", foi escrito em 1897 e em 1800. Porém, o autor Samuel Coleridge (um dos poetas fundadores do movimento romântico na Inglaterra), lançou tal poema no ano de 1816. A história de Christabel diz respeito a uma personagem feminina central do mesmo nome e seu encontro com um estranho chamado Geraldine, que afirma ter sido raptada de sua casa por um grupo de homens rudes. Christabel vai para a floresta para rezar pela grande árvore de carvalho, onde ela ouve um barulho estranho. Ao olhar atrás da árvore, ela encontra Geraldine, que diz que ela tinha sido raptada de sua casa por homens a cavalo. Christabel tem pena dela e leva para sua casa com ela; sinais sobrenaturais (um cachorro latindo, uma chama misteriosa em um incêndio mortos) parecem indicar que nem tudo está bem. Eles passam a noite juntos, mas enquanto se despe Geraldine, ela mostra um terrível mas indefinido marca.

Muitos autores afirmam que esta obra tem "o mérito de ter introduzido o tema vampiro na literatura inglesa", bem como ter influenciado o autor da obra Carmilla (logo abaixo). 

Resultado de imagem para John Polidori- the vampyreResultado de imagem para John Polidori
O Vampiro (The Vampyre- escrito em 1816 e publicada em 1819) de John William Polidori. Ele era escritor romântico e médico inglês (fora médico particular do nosso querido Lord Byron). Alguns pesquisadores acreditam que ele fora o criador do gênero vampiro na literatura inglesa. Esta obra é considerada a primeira prosa sobre o tema acima descrito. Contudo, na publicação feita na época, tal história fora atribuída a Byron, que tentou de todas as formas desfazer o mal entendido. "Para isso Polidori conjugou o realismo clínico próprio da sua formação com elementos fantásticos a que desde muito novo se mostrou sensível." (http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=7315)


"The Vampyre" conta a história das vítimas do  Lord Ruthven, um vampiro com característica de um homem atraente, educado, elegante. Ele se aproxima com pretensão de ser amigo de um jovem inglês e sua irmã. (http://gotikka.blogspot.com.br/2005/03/vampyre-de-john-polidori.html)

Leia o conto em inglês, no link: http://www.gutenberg.org/files/6087/6087-h/6087-h.htm
__________________________________________________


   Resultado de imagem para Johann Ludwig Tieck

Não Acordes os Mortos  é um conto de Johann Ludwig Tieck (poeta, crítico literário, tradutor e editor alemão que fez parte do movimento romântico do século XVIII e XIX), "que surgiu pela primeira vez em língua inglesa numa antologia de três volumes intitulada Contos e Romances Populares dos Países Nórdicos (1823)" (http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=7315)

Leia o conto online em inglês neste link: http://gutenberg.net.au/ebooks06/0606821h.html

___________________

Resultado de imagem para berenice edgar allan poeResultado de imagem para berenice edgar allan poe
O conto de terror Berenice (1835) de Edgar Allan Poe (crítico literário, editor de revistas e jornais, poeta do período romântico americano). Egeu é primo e futuro marido de Berenice, uma jovem que possui um doença desconhecida, no qual o que se salva de seu corpo decrépito são seus dentes que torna-se objeto de devoção de Egeu.  Um dia, seu túmulo é violado e Egeu é avisado por seu empregado, que a defunta está viva. Porém o empregado depara-se com o corpo de Egeu e 32 dentes manchados de sangue, juntamente com um poema, que deu a entender que o jovem fora visitar o túmulo de sua amada morta-viva.

______________________________________________________________
Carmilla - A Vampira de Karnstein
Carmila, a Vampira de Karstein (1872)- autor Joseph Thomas Sheridan Le Fanu. Para mais informações, acesse o link: http://santuariodometal.blogspot.com.br/2015/02/literatura-e-musica-carmilla-vampira-de.html
_____________________________________

Resultado de imagem para bram stoker draculaResultado de imagem para Bram Stoker
"Drácula, de Bram Stoker, publicada em 1897, é a mais famosa de todas as histórias de vampiros, devido à atmosfera de pesadelo do sinistro castelo do Conde Drácula na Transilvânia, às deambulações dos mortos vivos e a uma tensão que gela o sangue. Drácula narra a luta de um grupo de homens e uma mulher para destruir o vampiro, cujos caixões são descobertos por Jonathan Harker numa capela em ruínas. Exercendo sobre as mulheres uma irresistível atração, Drácula possui uma enorme ambição de poder".  (http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=7315)


É escrito em forma de epístolas, e assume características do romance gótico (leia o texto A fórmula do romance gótico parte 1 <http://ladyblackraven.blogspot.com.br/2013/01/o-castelo-de-otranto-e-walpole_7.html> e parte 2 <http://ladyblackraven.blogspot.com.br/2013/01/a-formula-do-romance-gotico.html>), pois para fazer com que sua história tivesse uma credibilidade, vale-se um personagem real chamado Vlad e de sua sede de sangue e vingança, para construir o príncipe vampiro que tanto habita as histórias vampirescas da atualidade.

DICA DE MATÉRIA: Eu já havia feito uma matéria sobre A Condessa de Sangue chamada Isabel Bathory.

http://santuariodometal.blogspot.com.br/2013/04/isabel-bathory-ou-condessa-sangrenta-e.html

http://santuariodometal.blogspot.com.br/2013/04/isabel-bathory-ou-condessa-sangrenta-e_20.html

DICA DE MÚSICA:










DICA DE REPORTAGEM

Domingo (dia 12 de abril de 2015) assisti ao programa Domingo Espetacular, que em sua série sobre os grandes mistérios da humanidade, revelou a história de Drácula e do príncipe Vlad, personagem e mito que se mesclam em uma só entidade. Vou compartilhar com vocês essa dica, pra quem ainda não viu a reportagem lol

http://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/viaje-ate-a-transilvania-e-conheca-a-verdadeira-historia-do-conde-dracula-13042015


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo