Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

23 maio 2014

Literatura e Heavy Metal: O segredo do álbum The Human Contradiction da banda Delain

Novamente me impressiono com a capacidade criativa, histórica e literária das bandas de heavy metal. No caso, a banda de metal sinfônico Delain, em seu recente álbum The Human Contradiction, trabalhou com a "tradução intersemiótica", tendo como base a trilogia de Octavia Butler chamada Lilith's Brood. Em entrevista recente, Charlotte revelou mais detalhes.


*Entrevista extraída do site http://www.femmemetalwebzine.net/2014/05/23/charlotte-wessels-delain-2/


Considerada como uma das principais figuras do panorama metal hoje em dia, Delain ganhou uma enorme fama. Depois de um péssimo episódio que afetou a banda no passado, este quinteto da Holanda vai introduzir o público o novo disco chamado " The Human Contradiction " . Tivemos a chance de conversar com o vocalista da banda , a bela Charlotte Wessels , que nos falou sobre este novo álbum.


Delain este ano volta no cenário musical com um novo álbum. Vamos falar sobre o título do álbum que é muito curioso. Você se importaria de explicar-nos o significado do próprio título? Se não estou enganado você ama ler , e este álbum de alguma forma está relacionado com Octavia Butler.

Sim! Ele foi tirado de uma trilogia de ficção do trabalho fantástico de Octavia E. Butler , que é chamado de " Lilith's Brood i " e no livro "The Human Contradiction" é tomado como uma maneira de explicar um pouco  as qualidades contraditórias em seres humanos . A coisa hierárquica é realmente a parte desagradável, porque (...) é um meio de justificar a classificação de um sobre o outro e isso é exatamente o que o tipo de sistema  faz com que surjam coisas desagradáveis ​​, como o racismo e o sexismo (...) No novo disco  há um monte de músicas com o tema da alteridade, a partir de ângulos diferentes (..) Eu pensei que o THC era na verdade uma metáfora muito marcante e poderosa para explicar estas dinâmicas então sim , eu descaradamente roubou as ideias de tal livro.



E a arte da capa?


 Eu tinha uma extensa lista de desejos para o artwork do disco e eu tenho que dar todos os créditos tanto para a fotógrafa, Sandra Ludwig. (...) Os designers gráficos realmente foram capazes de traduzir como esta extensa lista em uma imagem visual impressionante : por exemplo, eu queria ter uma espécie de elemento cósmico lá, a fim de homenagear a origem do título ; Eu queria ter um bocado das várias contradições visíveis e , neste caso, optou-se pela contradição entre a natureza desumana e humana e é por isso que nós trabalhamos nos galhos e tudo ... e , em seguida , a fim de não ter muito foco neste tipo de estilo natureza, eu queria a tecnologia representada nele também, e fizemos este tipo de formas, estas linhas retas realmente ... então, sim, há uma grande quantidade de informação visual lá e para mim é bastante simbólica.



Lendo o tracklist do álbum, eu tenho notado, claro, a música que você estreou em novembro passado no show especial que você teve @ Patronaat na Holanda. Eu vi o desempenho e eu achei muito teatral com você usando essa máscara, sendo tão bonita. 

Cantamos "My Masquerade" lá pela primeira vez (...) Eu realmente gosto da música e eu realmente gosto mais (...) porque as pessoas responderam tão bem, eles realmente nos perguntaram: "por favor, deixe-nos ouvir a versão de estúdio.


Eu escutei o álbum e eu devo dizer que é totalmente rock . Devo também dizer que eu achei um som muito ' recente ' sem perder a energia que foi previamente determinado pela abordagem sinfônica mais escuro de seus trabalhos anteriores . O que você poderia dizer sobre esta nova pesquisa deste som mais recente?


 Isso é algo que nós estávamos realmente procurando sempre e nós nunca deliberadamente fizemos uma nova escolha do tipo: " Ok, agora devemos mudar um bocado nessa direção sobre este ou aquele caminho." Isso é algo que geralmente acontece espontaneamente , então eu acho que ele é realmente muito engraçado como você pode ver neste álbum, como você pode reconhecer o nosso som mais recente.

___________________________________________________


Sobre a trilogia


Lilith's Brood é uma coleção de três obras de Octavia Butler. Os três volumes desta série de ficção científica são: Dawn, Adulthood Rites, e Imago. foram previamente coletados na empresa de volume de impressão, Xenogenesis. A coleção foi publicada pela primeira vez sob o título atual de  Lilith's Brood em 2000.



Sinopse

O primeiro romance da trilogia , Dawn, foi publicado em 1987. A história começa depois que um grupo de extremistas obtem armas nucleares e suas ações resultaram em uma terrível guerra nuclear que deixou a terra inabitável. Os seres humanos são quase extintos . Os poucos sobreviventes são arrancados da superfície de seu mundo morto por uma raça alienígena , a oankali . O personagem-título Lilith (a fêmea humana negra) desperta séculos depois em um navio Oankali . Ela conhece seus salvadores / captores e é repelida por sua estranheza . O oankali não tem olhos ou ouvidos, ou nariz , mas tentáculos sensoriais sobre seus corpos inteiros com o qual eles podem perceber o mundo muito melhor do que um ser humano pode. Mais estranho ainda , os oankali tem três gêneros : masculino, feminino e ooloi . Todos oankali ter a capacidade de perceber a bioquímica para um nível genético , mas a ooloi tem a capacidade de manipular diretamente o material genético . Ooloi pode sofrer mutação e " evoluir" qualquer ser vivo que tocam e construir gene por gene usando o material genético de seus companheiros masculinos e femininos. Apesar de suas diferenças eles são estranhamente sedutores , sexualmente excitantes mesmo estando visualmente repulsivos. O oankali fizeram a Terra habitável e quer a ajuda de Lilith para treinar os humanos para sobreviver na terra sem a tecnologia humana. Em troca o oankali quer cruzar com os seres humanos para criar uma nova raça híbrida humana. Este livro centra-se no conflito entre o desejo de Lilith para ficar humana e sua lealdade para com sua espécie e seu desejo de sobreviver a qualquer custo.

O segundo livro Adulthood Rites publicado em 1988 , acontece anos depois do fim da Dawn. Os seres humanos e oankali vivem juntos na Terra, mas tudo não é pacífico. Alguns seres humanos aceitaram o negócio e vivem com a oankali, dando à luz  a crianças híbridas chamadas "constructs" (construtores) . Outros, contudo, ter-se recusado a negociar e vivem em separado, em aldeias. O ooloi fizeram todos os seres humanos inférteis para que os filhos únicos nascidos fossem  feitos com a intervenção do ooloi . Isso cria uma grande quantidade de tensão  como os seres humanos.Os seres humanos desesperados , muitas vezes roubam humanos procurando gerar filhos . O personagem principal do segundo livro, Akin, é a primeira "construção" macho nascido de uma mãe humana. Akin tem mais humano nele do que qualquer "construção" antes dele. Este livro centra-se na luta de Akin com sua natureza humana e natureza oankali , como um ser humano que entende o desejo de lutar pela sobrevivência da humanidade e como uma raça independente. Como oankali, ele entende que a combinação das espécies é necessário.


O terceiro livro Imago publicado em 1989, é o mais curto. Imago mostra ao leitor o que foi sugerido para os dois últimos livros, todo o potencial das novas espécies híbridas humano-oankali. A história é contada a partir da perspectiva de Jodahs, a primeira "construção" ooloi,através do seu património único que tenha desbloqueado o potencial genético latente dos seres humanos e oankali. Este livro traz uma sensação de completude para a história.



Os temas do livros

Ao longo dos temas da série as discussões sobre  sexualidade, gênero , raça e espécies são exploradas . De acordo com  Erikia Nelson da TOR.com, a trilogia é paralela à história dos escravos africanos na América e no conflito que esta última gerações de afro-americanos se sentem em relação à sua integração na sociedade americana . Timothy Laurie , da Universidade de Melbourne ,  contrasta a imagem carinho comum da feminilidade com a unidade de Lilith para sobreviver a qualquer custo , mesmo que isso signifique sacrificar um pouco do que ela acredita que significa ser humano. A série também se baseia em elementos do mito de Lilith, a primeira mulher de Adão. Além dos temas sociais , os possíveis resultados do desenvolvimento da ciência e tecnologia genética baseada biologicamente são mostrados por domínio genético do oankali . Joan Slonczewski , biólogo , publicou uma revisão da série em que ela discute as implicações biológicas da ooloi e como eles podem, por meio de engenharia genética , obter efeitos positivos de genes "maus" , como uma predisposição para câncer.


Quem foi o escritora?

Octavia Estelle Butler (22 de Junho de 1947 - 24 de Fevereiro de 2006), nascida nos Estados Unidos da América, foi uma escritora afro-americana, consagrada por seus livros de ficção científica feminista, e por inserir a questão da diferença e do racismo em suas histórias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo