Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

09 fevereiro 2013

O cenário do Heavy Metal na região do Cariri- parte 08



 É interessante... Foi legal num 1º momento para criar público, por exemplo (...) Mas ao mesmo tempo, isso também atrapalhou o trabalho de bandas autorais.
            Já Cenário do Metal hoje no Cariri é visto com olhares positivos. Antonio vê avanços em termos de bons profissionais e recursos tecnológicos mais acessíveis. “O Juazeiro está mais aberto para aceitar e entender o Metal”, completa Rinalme. Para Welson, “a nova geração está ai pra defender a nossa ideologia de vida.”
            No Cariri existe também o único programa radiofônico destinado a uma vertente do rock/metal: o Christ Rock. Rinalme Emiliano é também locutor e idealizador deste programa de Rock/Metal Cristão, que está no ar a 6 anos, todos os domingos, das 14 às 15 horas na Rádio Padre Cícero, 104.9 Fm. O programa também é transmitido pela internet no próprio site e blog da rádio.
            O projeto do programa surgiu em virtude do amor que Rinalme nutre pela música e rádio (o seu primeiro trabalho como locutor, começou em 1997, quando fazia um programa da Renovação Carismática).
            Em 2001, Rinalme teve a idéia de criar um programa radiofônico, mas logo esbarrou no preconceito do diretor da rádio naquela época. O projeto ficou “engavetado” até 2005, quando sob a direção do Padre Luiz, teve aprovação. O nome do programa também foi uma sugestão do mesmo padre.
            A primeira transmissão do Christ Rock, foi no dia 16 de setembro de 2006. Durante essa trajetória, o público fiel foi aumentando e a participação/interação é constante nas redes sociais (facebook, MSN) e pelo telefone. A dinâmica do programa consiste em blocos de música, salmos, curiosidades sobre a vida dos artistas, letras traduzidas, entrevistas com bandas regionais e nacionais, etc.
            O Christ Rock tem como finalidade usar a música como um meio de transmitir uma mensagem positiva, de incentivo, quebrar certos tabus existentes que pregam o distanciamento entre religião e música. “Por ser roqueiro, o pessoal da igreja me critica... Porque sou cristão, o pessoal que é roqueiro me critica porque sou cristão”, diz Rinalme.
            Segundo o mesmo, o importante é “transmitir o bem, uma mensagem sadia”, com uma programação educativa, embalados pelo ritmo do Rock e do Metal Cristão ou não Cristão (essas últimas, pela mensagem que suas músicas transmitem). “A intenção não é doutrinar”, ressalta o locutor, já que o público–alvo do programa engloba pessoas de todas as idades, de diferentes crenças e gostos musicais e até de outros países, que de alguma forma, se identificam com a proposta do programa.
            No ano passado, foi aberto um espaço de apoio às bandas da região, que depois de enviarem seus CDs ou demos para o locutor, (que avalia tal material) têm divulgado suas músicas. Pretende–se este ano, implantar um quadro chamado “A voz do Ouvinte”, tornando a interação com o público ainda mais visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo