Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

09 fevereiro 2013

O cenário do Heavy Metal na região do Cariri- parte 01

Reportagem feita para a disciplina de Jornalismo Cultural da UFC Cariri por Raquel Alves



O Cenário do Heavy Metal na região do Cariri
Francisca Raquel Queiroz Alves Rocha
Nessa reportagem, aborda–se o a história do Heavy Metal no Brasil, especialmente seus reflexos e influências na região do Cariri, principalmente nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato: as primeiras bandas, as experiências, o preconceito, os desafios e dificuldades dos músicos de manterem vivo este estilo musical hoje em dia.

            Na década de 80, o calçadão da Rua Santa Luzia (entre as ruas Padre Cícero e São Pedro) na cidade de Juazeiro do Norte, era o ponto de encontro de muitos jovens nos finais de semana, que curtiam e viviam o Rock e o Heavy Metal.
            Tachados de marginais e nomes depreciativos em função de seu jeito de vestir e pelo tipo de música que curtiam, esses jovens não deixaram o preconceito ofuscar o que eles tinham de mais precioso: a liberdade de viver e o amor pelo gênero musical que começava a se tornar notório no Brasil.

Michel Macedo Marques, professor auxiliar do Curso de Letras da URCA, guitarrista das bandas Glory Fate e Holy Wood e baixista da banda Rei Bulldog, fala que “a idéia que se tinha do Rock, do Heavy Metal principalmente era de o pessoal era um monte de loucos, um monte de drogados... O povo via as imagens na TV e ficavam loucos (...)”, referindo–se a primeira transmissão do Rock in Rio no Brasil, que apresentou ao público, as manifestações de um estilo musical que saia do underground em busca de conquistar novos adeptos.
            O professor e músico, acrescenta que “as pessoas viam aquele monte de cabeludos, despenteados, fazendo careta, pulando, aquela coisa toda, ai deu medo na galera”, ou seja, o choque inicial das pessoas que até então não entendiam o movimento e se sentiram um ‘grande impacto’ quando depararam com a invasão desse gênero musical em territórios brasileiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo