Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

09 fevereiro 2013

O cenário do Heavy Metal na região do Cariri- parte 09








Um pouco da História do Rock e do Heavy Metal


De acordo com o livro “O que é Rock?” de Paulo Chacon, o Rock and Roll nasceu na década de 50 e nos anos 70 já era visto como um produto a ser consumido pela “massa”. Entretanto, não era só um estilo de música: converteu–se também em uma “maneira de ser, uma ótica da realidade, uma forma de comportamento”, segundo Chacon.
            As raízes do Rock residem desses dois estilos: o Rhythm e o Blues, tidos como a “vertente negra” do Rock. Mas como toda cultura, seja ela literatura, artes, música, etc, é passível de transformações, não foi diferente no Rock. A partir da primeira vez em que se ousou distorcer uma guitarra, nascia assim uma das vertentes mais fortes e mais duradouras de todos os tempos: o Heavy Metal, Rock Pauleira ou Rock Pesado. O termo “Headbanger”, traduzido aqui como “Metaleiros”, é usado para identificar os indivíduos que ouvem esse tipo de música, que vivenciam os costumes, a “moda do Metal”, etc.

No livro “Heavy Metal: Guitarras em Fúria” de Tom Leão, aborda com mais riqueza de detalhes as questões que norteiam essa vertente do Rock (o Heavy Metal), que surgiu nos anos 60. A fragmentação em sub–gêneros ocorreu por volta dos anos 80. Dentre os sub–gêneros mais conhecidos, estão o Black Metal, Death Metal, Doom Metal, Folk Metal, Glam Metal, Metal alternativo, Metal Progressivo, Metal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo