17 agosto 2012

Tristania


Tristania é uma banda de gothic metal da Noruega fundada em 1996.
A banda é geralmente classificada como death/doom.Em seus primeiros lançamentos a banda tinha um som baseado em riffs do black metal com tecladodominante, com bastante foco nos vocais femininos "teatrais" e instrumentos musicais tipicamente eruditos como o órgão de tubos, a flauta e o violino. A banda também faz uso extenso do vocal gutural de Morten Veland. Em álbuns posteriores, a banda procurou balancear mais o estilo vocal e adotar uma postura mais progressiva em seu som.

História

Em 1996, o Tristania foi formado em Stavanger na Noruega por Einar Moen (sintetizador), Kenneth Olsson (bateria) e Morten Veland (guitarra e vocal). Moen e Veland decidiram sair da banda de que faziam parte, Uzi Suicide, e fizeram com que Olsson se unisse a eles em sua nova banda. Logo após, Rune Østerhus(baixo) e Anders Hoyvik Hidle (guitarra) também uniram-se à banda. Em Maio de 1997 a banda entrou em estúdio pela primeira vez e gravou sua demo, em Klepp Lydstudio. Nesse meio tempo, Vibeke Stene foi recrutada. Ela deveria originalmente contribuir na demo como uma participação especial, mas o resto da banda se convenceu de que sua voz combinava com o estilo da banda perfeitamente, e após convite aceitado ela tornou-se o sexto integrante. 

Inspirado por boas críticas por toda a Europa, a banda estava ansiosa para gravar o álbum de estréia. Após alguns meses, Moen e Veland tiveram as canções prontas e antes do fim de 1997 o primeiro álbum Widow's Weeds foi gravado, sendo lançado no começo do ano seguinte. Widow's Weeds é um álbum de metal sinfônico com influências de doom metalrock góticodeath metalmúsica erudita e black metal
Em 1999, o álbum Beyond the Veil foi lançado, com canções construídas em torno dos mesmos elementos que o antecessor. Moen e Veland foram os compositores, mas Moen e Hidle também compuseram juntos outras faixas. Veland também foi o principal responsável pelas letras, pela guitarra e pelo vocal gutural.
O grupo estava ansioso para uma nova composição, e Moen e Hidle continuaram a trabalhar em seu novo material para o terceiro álbum, World of Glass, que foi gravado no estúdio na França em 2001. Devido à ausência de um substituto definitivo para Veland, Ronny Thorsen (Trail of Tears) contribuiu nos vocais extremos, enquanto Jan Kenneth Barkved e Østen Bergøy contribuíram com vocais limpos. Por sua vez, Pete Johansen participou com os violinos.
World of Glass foi lançado em Setembro de 2001, e representa uma nova etapa para a banda, que procurou manter sua identidade e os elementos básicos na música. Este álbum incluiu também o primeiro cover gravado pelo Tristania, "The Modern End", gravada originalmente pela lendária banda norueguesa Seigmen.
Ashes é o quarto trabalho da banda, que veio quatro anos após o anterior, em 2005. É o primeiro álbum do Tristania na gravadora SPV após o final do contrato com a Napalm Records. Com ele, a banda mudou bastante sua sonoridade, aboliu os corais, as canções soam mais progressivas, com letras mais poéticas e com arranjos mais complexos do que anteriormente. 
Para o novo álbum, lançado em Janeiro de 2007 e chamado Illumination, a banda contou com a participação do Vorph, vocalista da banda Samael, banda de black metal da Suíça.
Em fevereiro de 2007, Vibeke Stene deixa a banda por "questões pessoais".Em 19 de Outubro de 2007, a cantora italiana Mariangela "Mary" Demurtas(ex Reel ficiton, Alight) é anunciada como nova vocalista.
Em 23 de Junho de 2010 a banda a anuncia o nome de seu novo álbum, intitulado de "Rubicon", gravado durante os primeiros meses de 2010 em diversos estúdios na Noruega. Desta vez, a banda foi fortemente envolvido em todos os aspectos do processo, como a maior parte da produção estava nas mãos dos membros da banda 
Com um produto sólido na mão e um line-up forte, Tristania re-surge com uma nova confiança e vitalidade. Após o lançamento do álbum.

Formação atual


Ex-integrantes

Álbuns





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo