Você conhece a banda Leaving Eden?

Leia mais

Novo vídeo da banda Kamelot: Liar, liar

Leia mais

Novo vídeo da banda Angra

Leia mais

13 julho 2012

Feliz Dia Mundial do Rock parte 3

Dicas retiradas do link http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_288740.shtml de leitura sobre o tema ROCk and ROLL



?Sepultura ? Toda a história? , de André Barcinski (1999)
A trajetória do maior grupo de heavy metal brasileiro recebe um registro à altura de sua importância pelas mãos do jornalista André Barcinski. O livro faz um retrato do início em Belo Horizonte(com direito a maquiagem "black metal" e capacete nazista), em 1983, até a turbulenta saída de Max Cavalera, em 1997, e a subseqüente entrada de Derrick Green para banda. 

?A Divina Comédia dos Mutantes?, de Carlos Calado (1995)
O livro de Carlos Calado é um dos poucos registros fiéis da trajetória d?Os Mutantes. O autor consegue ir além da música feita por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais), abordando situações que oscilam entre o hilário e o trágico.

?The Beatles Anthology? (2000)
Lançado em 2000, o livro contém entrevistas, mais de 1300 fotos e diversos documentos pessoais de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, abordando, com riqueza de detalhes inédita, toda a carreira do rapazes de Liverpool. O projeto Anthology também deu origem a uma série de documentários e a três álbuns duplos.

?Bob Dylan ? A Biografia?, de Howard Sounes (2002)
O jornalista inglês Howard Sounes narra a história de um dos maiores ícones da música contemporânea. De forma detalhada e com depoimentos de pessoas próximas do cantor, Sounes mostra a evolução musical de Dylan desde sua infância até o sucesso em Nova Iorque.

?Dias de Luta ? O rock e o Brasil nos anos 80?, de Ricardo Alexandre (2002)
O jornalista Ricardo Alexandre, ex-editor da revista Bizz, conta em 399 páginas a história do rock brasileiro na década de 80. É possível reviver a época e entender como funcionava a indústria fonográfica, que revelou bandas como RPM (maior fenômeno roqueiro do Brasil), Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs.

?Mais Pesado que o Céu?, de Charles R. Cross (2002)
A biografia definitiva de Kurt Cobain, líder do Nirvana, que cometeu suicídio em 1994. Charles R. Cross, o autor, realizou mais de 400 entrevistas e teve acesso a documentos, diários e fotos inéditas de Cobain, graças à ajuda da viúva do roqueiro, Courtney Love. 

?Mate-Me Por Favor?, de Legs McNeil e Gillian McCain (2004)
Quem conta a história aqui são os principais integrantes do movimento punk por meio de trechos de entrevistas que, intercalados, formam um diálogo entre figuras excêntricas como Lou Reed e Dee Dee Ramone. De suas raízes, com bandas pré-punk como Stooges e Velvet Undeground, à explosão do movimento, com Sex Pistols e Ramones, o movimento é destrinchado através em informações exclusivas e fofocas saborosas. O titulo é tirado de uma camiseta de Richard Hell, ex-baterista da banda Television.

?Reações Psicóticas?, de Lester Bangs (2005)
Lester Bangs foi um dos críticos mais polêmicos e influentes da história do jornalismo musical com textos publicados em veículos como ?Rolling Stone?, ?NME? e ?Crêem? (revista da qual foi editor)?. É ele que aparece como mentor do personagen William Miller no filme "Quase famosos". Em "Reações Psicóticas", é possível ter acesso a oito artigos de Bangs sobre artistas como Lou Reed, David Bowie, John Lennon e Kraftwerk.

?Rockers?, de Bob Gruen (2007)

274 fotografias históricas de grandes ícones do rock: do pioneiro Muddy Waters às últimas imagens de John Lennon, de Sid Vicious exibindo cicatrizes à Debbie Harry, do Blondie, posando como em um editorial de moda. A exposição de Gruen, fotógrafo de todos esses astros, passou pelo Brasil em 2007

?1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer? (2007)
Em um só volume, de 960 páginas, é possível ler uma compilação de textos de cerca de 90 jornalistas e críticos musicais de renome internacional, destacando o que de melhor foi feito na música desde a década de 50. Do jazz ao pop, do blues ao hip hop, passando até pela música brasileira. Item obrigatório para qualquer aficionado por música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo