07 abril 2012

Hangar

O Hangar foi formado em novembro de 1997, com o objetivo inicial de tocar alguns covers de bandas de que seus integrantes gostavam. Nessa época, o Hangar era composto por Michael Polchowicz (vocal), Cristiano Wortmann (guitarra), Felipe Trein (baixo) e Aquiles Priester (bateria). Após vários ensaios, começaram a aparecer as primeiras idéias de composição e a primeira música a ser escrita foi "Absinth". O show de estréia do Hangar, no dia 23 de julho de 98, foi muito marcante para a banda, pois o público presente foi bem maior do que o esperado (o grupo havia anunciado em cartazes que tocaria covers de Stratovarius, Helloween, Dream Theater, Primal Fear, Yngwie Malmsteen e outros). A partir de então, a banda sentiu que poderia tentar voos mais altos e começou a compor as músicas que mais tarde fariam parte do seu primeiro CD.
Com uma carreira fulminante, sendo logo descoberto pelos amantes do peso em Porto Alegre, o grupo com apenas um ano de vida já estava abrindo para o Angra, show no qual o Hangar contou com a participação especial de Gustavo Capitâni no baixo, já que Felipe havia deixado a banda por motivos particulares. Com essa oportunidade, o Hangar se firmou como a grande revelação do heavy metal sulista em 98. A partir desse show, a conseqüência natural seria lançar o primeiro CD. Assim, a banda entrou em estúdio ainda em novembro para a gravação do álbum Last Time, que seria lançado em maio de 99. O atual baixista, Nando Mello, só ingressou no grupo após a gravação do disco, que teve o contrabaixo gravado por Cristiano.
Durante todo o ano de 1999, o CD Last Time foi divulgado nas principais revistas de heavy metal do país, sendo que todas as resenhas foram muito positivas e trouxeram resultados imediatos nas vendas do disco. O Hangar tocou em várias cidades do interior do Rio Grande do Sul e em outubro de 1999 fez um show no lendário e hoje extinto Black Jack Bar, em São Paulo. No final daquele ano, a banda sofreu nova alteração, com a saída do guitarrista Cristiano Wortmann por divergências musicais. No seu lugar, após vários testes com guitarristas da capital gaúcha, entrou Eduardo Martinez, vindo da extinta banda Panic, que durante a década de 90 teve grande importância no cenário thrash nacional.


Logo em seguida, o baterista Aquiles Priester participou de vários shows do Tritone, projeto paralelo de Frank Solari, Eduardo Ardanuy (Dr. Sin) e Sérgio Buss (Steve Vai), e também foi convidado para gravar o disco Nomad, do ex-vocalista do Iron Maiden Paul Di'Anno. O álbum foi lançado em maio de 2000, seguido de uma tour nacional cujo show de Porto Alegre contou com abertura do Hangar, num show que contou com grande receptividade do público.
A maior novidade para a banda aconteceu em março de 2001, quando Aquiles foi confirmado como novo baterista do Angra, maior representante do heavy metal melódico brasileiro. Aquiles gravou com a banda três discos de estúdio, um EP e um álbum ao vivo, além de ter participado de três várias mundiais e de participar de diversos programas de TV de grande audiência no Brasil.
No início de agosto de 2001, foi lançado o sucessor de Last Time: Inside Your Soul. O álbum foi gravado em São Paulo, no Creative Sound Studio, e saiu pelas gravadoras Die Hard Records e Rock Brigade Records. As novidades deste disco estão nos elementos sonoros que Eduardo Martinez trouxe para as novas composições, além de a banda também incluir em sua música alguns arranjos de teclados compostos e executados pelo tecladista Fábio Laguna (Victoria). O disco conta, ainda, com uma trilogia musical intitulada The Massacre que fala do descobrimento e do processo de colonização do nosso país. Tudo isso acabou fazendo de Inside Your Soul um álbum muito mais pesado, rápido e bem trabalhado do que seu antecessor.
Neste mesmo ano, o Hangar também participou do projeto Shakespeare's Hamlet Project, do selo Die Hard, de São Paulo. O projeto reuniu algumas das principais bandas de heavy metal e hard rock do Brasil interpretando letras da famosa obra do dramaturgo inglês em composições inéditas escritas pelos grupos participantes. A participação do Hangar ocorreu com a faixa "Hidden By Shadows" e Michael Polchowicz ainda colaborou com vocais na operística "To Be".
Em fevereiro de 2002, Fábio Laguna se tornou integrante do Hangar. Já em julho do mesmo ano, a banda se reuniu em Porto Alegre para compor e gravar a demo da música "Forever Will Be". A banda não pôde dar seguimento às novas composições devido à extensa turnê do Angra, que se prolongou por todo aquele ano.
Em fevereiro de 2003, o Hangar apresentou-se pela segunda no BMU (Brasil Metal Union), contando com a participação do vocalista do Angra, Edu Falaschi, na música "To Tame A Land". No mesmo mês, a banda realizou turnê no Nordeste do Brasil, passando por sete das principais capitais da região em shows que contaram com um número expressivo de fãs. Na Rádio Cidade, de Recife, a música "To Tame A Land" conquistou o primeiro lugar em número de execuções do ano de 2002, de acordo com a escolha da audiência geral da rádio, incluindo todos os estilos de música.


Em julho de 2003, o Hangar foi convidado para participar de um tributo ao Journey. A música escolhida foi "Ask The Lonely" e teve participação de Edu Falaschi nos backing vocals. O tributo nunca foi lançado, mas a música pode ser conferida numa perfomance ao vivo de Aquiles no DVD Inside My Drums.
Ainda no segundo semestre de 2003, a banda começou a compor algumas músicas que fariam parte do próximo disco. No final do ano, Mello, Michael e Martinez registraram todo o material que havia sido composto até então numa demo, somente com guitarra e voz. No início de 2004, foram criados os arranjos das novas músicas e a banda gravou a primeira demo com o novo material
Em janeiro de 2005, a banda finalizou os arranjos das seis músicas que integrariam a nova demo, que seria apresentada para gravadoras de todo o mundo em busca de novos contratos mundiais. No primeiro semestre daquele ano, o vocalista Michael Polchowicz deixou a banda, uma vez que o direcionamento do novo material era completamente diferente de tudo que a banda já tinha feito e ambas as partes entraram num acordo que isso seria melhor para todos.
Após um novo período de recesso total, o Hangar passou por um longo período de audições para a escolha de um novo vocalista. Após exatamente um ano, durante o qual foram testados mais de vinte candidatos, Nando Fernandes foi escolhido para ser a nova voz do Hangar. Sua estreia ocorreu em outubro de 2006, na Expomusic, em São Paulo, ocasião em que participou de três show cases que foram marcados por muita energia.
Paralelamente a tudo isso, a banda iniciou a gravação do seu novo disco, The Reason Of Your Conviction, no Mr. Som Studio, em São Paulo. As gravações ocorreram em diversas etapas durante todo o segundo semestre de 2006, sendo concluídas em janeiro de 2007. Foram gravadas dez músicas assinadas pela banda e um cover para a música "Breaking All The Rules", do guitarrista americano Peter Frampton. O álbum foi mixado e masterizado por Tommy Newton, no Area 51 Recording Studio, em Celle, na Alemanha. Tommy tem em seu currículo trabalhos com bandas como Helloween, Conception, Ark, Elegy, UFO etc.
Após o lançamento do álbum, o Hangar iniciou em 2008 uma série de shows pelo Brasil e pela América Latina, consolidando ainda mais seu nome. Porém, no início de 2009, Nando Fernandes resolveu deixar a banda por motivos pessoais. Aquiles, Mello, Martinez e Fábio começaram, então, um intenso trabalho de testes com candidatos de todo o país. Foram mais de 150 interessados na vaga, sendo que 30 deles foram testados pela banda. Ao final desse trabalho, a escolha recaiu sobre Humberto Sobrinho, que ficou conhecido por seu trabalho à frente da banda amazonense de heavy metal Glory Opera.
Passando imediatamente à prática, a banda se recolheu em um sítio no município paulista de Tatuí (onde está instalada uma das principais escolas de música do país e por isso mesmo é considerada a capital da música do Brasil) para dar início à produção de seu quarto disco de estúdio. Inicialmente, os músicos se dedicaram à composição das dez músicas que comporiam o novo disco (onze se contarmos a faixa exclusiva para o mercado japonês). Em seguida, lá mesmo foram feitas a pré-produção e a gravação de guitarras, baixos, teclados e vocais através da unidade móvel do estúdio Daufembach, comandada pelo engenheiro de som Adair Daufembach. Já as baterias foram registradas no estúdio The Magic Place, em Florianópolis. Na sequência, Aquiles, que também assinava a produção, viajou para a Alemanha para, junto com o produtor e técnico de som Tommy Newton, mixar e masterizar o disco no estúdio Area 51, em Celle, na Alemanha. O disco foi lançado na Expomusic 2009, evento que reúne toda a comunidade musical brasileira e que se realiza anualmente em São Paulo.
Após shows realizados em todo o país, o Hangar deu os primeiros passos no sentido de gravar seu primeiro disco acústico, formato com que já vinha se apresentando em diversas ocasiões. Porém, antes do início dos trabalhos, o vocalista Humberto Sobrinho saiu da banda por questões pessoais. Para seu lugar foi chamado André Leite, que de cara teve a missão de gravar Acoustic, But Plugged In!, álbum que reúne quinze músicas do Hangar no formato acústico, sendo uma delas inédita, "Haunted By Your Ghosts".
O álbum foi produzido pelo baterista Aquiles Priester, coproduzido e mixado por Theo Vieira e masterizado por Heros Trench (Mr. Som). O lançamento do disco será na próxima Expomusic, que acontece de 21 a 25 de setembro em São Paulo, através da gravadora Making Of.
E, enquanto isso, o Hangar continua levando a todo o Brasil seu show repleto de técnica e energia, seja no formato acústico ou elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo